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Dieta Low carb: o que você precisa saber?

Se você já tentou várias dietas, mas você sempre acabou desistindo no meio do caminho, ou até tentava seguir, mas por ter que limitar radicalmente sua alimentação, se sentia fraca, além de sempre sofrer com o efeito sanfona… Esse artigo foi feito para você!

Mesmo que você pense que é a única pessoa que sofre com esse tipo de problema, acredite em mim, você está muito longe de ser a única, e do jeito que as dietas restritivas são difundidas, também não será a última.

A primeira coisa que você precisa entender na dieta low carb é que não é uma dieta.

dieta low carb
Alimentação Low Carb

Dieta Low Carb o que você precisa saber

Bom, pelo menos para os adeptos não, que sustentam o argumento dizendo que dieta passa a imagem de algo feito de forma inflexível e repleta de regras e limitações.

E realmente a dieta low carb ela não possui regras tão claras, algo como: você deve fazer x, enquanto y está proibido.

Não, o low carb conta é um método que conta com algumas sugestões, mas cada pessoa pode adaptá-la da forma que fica melhor, aumentando um pouquinho de carboidrato aqui ou até diminuindo um pouquinho de gordura lá.

Se autoconhecer é palavra de ordem no low carb, mas você vai entender tudo isso certinho no decorrer do conteúdo, portanto, continue a leitura e saiba exatamente tudo que precisa saber sobre essa forma de se alimentar.

O que é dieta Low carb?

A dieta low carb, de maneira simples, rápida e resumida é uma alimentação baseada em proteína e gorduras boas, diminuindo o consumo de carboidrato e eliminando o consumo de alimentos industrializados, ultraprocessados e rico em açúcares.

Na alimentação normal de um brasileiro, cerca de 60% da refeição é composta por carboidrato, enquanto o restante é ocupado por proteína e gorduras, que nem sempre são boas.

A dieta low carb é o oposto, então, o carboidrato é reduzido, ocupando apenas 15 a 20% das refeições, aumentando o consumo de proteínas e gorduras boas.

Como foi dito acima

Low carb não dita regras, o que significa que conhecendo o método, você pode facilmente adaptá-lo para a sua vida, aumentando ou diminuindo os carboidratos, mas nunca eliminando o consumo.

Algumas pessoas, inclusive, mantém a dieta low carb, mas se permitem ingerir cerveja no final de semana. Isso deveria ser vetado, já que a cerveja é rica em carboidrato, mas é o que já foi falado e até repetido, contanto que você siga o método, as adaptações são bem-vindas.

Preze a comida de verdade (como os adeptos chamam carinhosamente os alimentos), mas seja flexível. Afinal, você não precisa ser escravo da sua alimentação.

Dieta low carb
Prato vazio, pessoa triste

Funcionamento do processo de emagrecimento no low carb

É normal que acabe surgindo algumas dúvidas sobre o assunto, ainda mais com relação ao emagrecimento.

“A dieta low carb realmente garante o emagrecimento?” ou “Como pode uma mudança na alimentação fazer emagrecer tão rapidamente?”

A resposta para essas duas perguntas é: nível de insulina baixo.

Dieta Low Carb o que você precisa saber

Quando você diminui o consumo de carboidrato, você automaticamente também diminui o nível de insulina no seu organismo, fazendo com que a gordura armazenada seja utilizada como energia, queimando-a.

A insulina é responsável por regular os níveis de açúcar e também o armazenamento de gordura, quando você consome carboidratos, o corpo os utiliza como energia. Porém, se você reduz, o organismo entende que precisa recorrer ao armazenamento de gordura, fazendo com que você queime.

É simples assim, mudando o percentual de carboidrato na sua alimentação, você muda o funcionamento do corpo e elimina toda a gordura que está estocada no corpo.

Quais são os alimentos permitidos na dieta low carb?

A dieta low carb possui uma vantagem que nenhuma outra possui, que é a saciedade. Todas as proteínas e gorduras boas contam com essa vantagem, fazendo com que você não sinta fome por longas horas.

Além disso, por evitar alimentos industrializados e ultraprocessados, prezando pela comida de verdade, sua saúde fica muito mais forte e a possibilidade de desenvolver doenças acaba sendo bem menor.

Você deve estar se perguntando sobre quais são os alimentos liberados na dieta low carb, e o cardápio é simples: basta ter uma alimentação rica em carnes, ovos, queijos amarelos, azeites, bacon, manteiga, todos os tipos de legumes e todos os tipos de verduras.

No caso dos legumes, é bom consumir os mais calóricos com moderação. Já nas frutas, é importante manter a maioria longe da alimentação no processo de emagrecimento, mas pode consumir à vontade o abacate, morango, kiwi e coco.

Conclusão: Não confunda low carb com “zero” carb!

É importante ressaltar que o low carb não restringe o consumo de carboidratos, apenas limita. Não se livre, apenas consuma-os de forma estratégica, afinal, é necessário ter carboidratos na alimentação para manter o equilíbrio e bom funcionamento do corpo.

Más também não é somente com o método Low Car que se emagrece, aqui no blog temos um artigo de como emagrecer com 5 dicas de forma simples e saudável.

Agora que você já sabe tudo sobre a dieta low carb, está na hora de colocar em ação.

Deixo lançado um desafio: faça o low carb por uma semana, volte para esse conteúdo e diga quanto conseguiu eliminar. Precisa ser honesto, hein?!

Abraços e até ao próximo Post.

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Sobre o Autor

Beatriz Andrade
Beatriz Andrade

Olá me chamo Beatriz, amo o que faço. Conseguir ajudar pessoas a conseguir levar uma vida saudável através de simples dicas. Estou aqui para te ajudar, conte comigo. Grande abraço, Bia.

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