Dieta do Mediterrâneo cardápio|Como fazer

Descubra a Dieta do Mediterrâneo cardápio – Como fazer. Veja que neste post sobre Dieta do mediterrâneo você pode montar um cardápio até mesmo através das dicas que vai que vamos te entregar, também poderá fazer criar um menu semanal.

Existem inúmeros tipos diferentes de dietas e uma que está fazendo muito sucesso entre os adoradores de dietas é a chamada dieta do mediterrâneo.

Vamos ver os benefícios e como fazer tal dieta, mediterrânea e alimentos permitidos!

O Que é A Dieta do Mediterrâneo?

O Que é A Dieta do Mediterrâneo?

A dieta mediterrânea é uma dieta fundamentada nos tipos de alimentação dos países do mediterrâneo, Grécia, Turquia, Itália, Marrocos, Espanha, Egito, Líbia e Líbano.

Sabe-se que a política, a cultura, e a religião são diferentes, mas eles partilham algumas afinidades como costumes alimentares, o clima a temperatura.

Assim o tipo de alimentação distingue o consumo de verduras e de legumes, de frutas, de cereais, de peixes, do leite e dos seus derivados, dos vinhos, das ervas (especiarias), do azeite, eles consumem pouca carne vermelha e também consumem pouca gordura animal, doces, produtos industrializados ou alimentos com alto teor de açúcar e de gordura.

Seguindo a dieta mediterrânea

Para pessoa que quer seguir a dieta mediterrânea é recomendada adotar os hábitos alimentares dessa população, incluindo nas suas refeições as frutas, legumes, as hortaliças, pois são alimentos que possuem vitaminas e minerais, além de fibras e são antioxidantes e ajudam a prevenir o câncer.

Também deve consumir os cereais que são as fontes de carboidratos que vão fornecer a energia para o nosso corpo, o cereal integral fornece energia e também são fontes de minerais, de nutrientes, de vitaminas.

Para uma alimentação saudável precisa-se consumir as leguminosas, pois possuem proteínas vegetais e fibras e consumindo regularmente combatem o câncer no intestino, além de diminuir o nível de colesterol ruim, a constipação, prevenir as doenças cardiovasculares, devemos consumir as oleaginosas que nos fornecem as gorduras mono e polissaturadas (gorduras boas) que vão nos ajudar na redução do colesterol, e elas também possuem vitaminas Selênio e a E que são antioxidantes.

Os benefícios da dieta mediterrânea

Ao consumir os peixes que são ricos em ômega 3, em ácidos graxos, eles proporcionam vários benefícios a saúde, como a diminuição das taxas de triglicerídeos, reduz a pressão arterial, diminui o risco de acidentes vasculares cerebral, de doenças cardiovasculares, do colesterol total no sangue.

Também se deve consumir leite e os seus derivados que são fontes de cálcio que vão prevenir a osteoporose. O vinho tinto evita formar placas de gorduras nos vasos sanguíneos, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, o azeite de oliva aumenta o colesterol bom.

A vantagem da dieta mediterrânea é o consumo de alimentos ricos em fontes de vitaminas, de minerais, de fibras, de ácidos graxos, de antioxidantes, de alimentos mono e poli-insaturados, e também do baixo consumo de carnes vermelhas e de produtos gordurosos e o vinho deve-se consumir apenas uma taça diariamente, assim terá uma alimentação equilibrada.

Os benefícios da dieta mediterrânea

Dieta mediterrânea menu semanal

A dieta mediterrânea é muito fácil de seguir, precisando incluir em seu cardápio os alimentos recomendados, e adaptar as mudanças sem ser radical, tem que aprender o método natural de controlar sua alimentação, assim irá emagrecer de forma saudável, fazendo uma reeducação alimentar e desta forma se tem uma boa alimentação para toda vida. Muitas pesquisas e estudos científicos comprovam os benefícios da dieta mediterrânea para a saúde, mas como qualquer dieta, precisa-se de um acompanhamento de um profissional orientando e tirando  todas as dúvidas.

Saiba Como Aproveitar a Dieta Mediterrânea

(Só Com Produtos Brasileiros)

A dieta do mediterrâneo é muito conhecida por trazer longevidade e uma boa vida a quem faz.

Ela não é exatamente uma dieta para emagrecer, mas quem faz não se arrepende de seguir conceitos que ajudam a manter a forma física e mental, além de proporcionar uma vida mais longa. No entanto, não se encontra todos os produtos aqui no Brasil por isso que tal adaptar a dieta do mediterrâneo para a nossa realidade.

Conhecendo a dieta do mediterrâneo melhor

A partir das informações postada aqui faça monte sua dieta do mediterrâneo cardápio completo

Conhecendo a dieta do mediterrâneo melhor

A dieta mediterrânea é um método alimentar que inclui pratos deliciosos, com ingredientes que são naturais da culinária mediterrânea (da Itália, Grécia, Espanha, Turquia e outros países).

Ela tem por objetivo proporcionar as pessoas a perda de peso, uma vida longa, além de combate o câncer, a doenças cardiovasculares, a pressão arterial, o colesterol e outras doenças.

A dieta mediterrânea é bem simples e você pode substituir os ingredientes da dieta mediterrânea por ingredientes brasileiros que são mais baratos, podendo ainda usar produtos de cada região do Brasil. Com a dieta adaptada pode-se perder peso, além de reduzir a glicemia, o triglicerídeos, a pressão arterial e também o índice de massa corporal.

Veja também como fazer uma sopa que pode te ajudar a emagrecer em ate 10 dias.

Adaptando a dieta do mediterrâneo

Receitas dieta mediterrânea

A dieta é baseada no consumo de peixes, de frutas, de cereais, de legumes, vinho (consumo moderado), azeite.

Como alguns desses alimentos são importados e a maioria das vezes muito caro para o povo brasileiro, você pode adaptar criando desta forma uma dieta para os nossos hábitos alimentares, principalmente para a população mais pobre e para pessoas que fazem tratamento hospitalar, aquelas que necessitam de uma dieta especial.

Pode-se adaptar as receitas para a realidade dos brasileiros: uma dica é trocar o azeite de oliva extra virgem por óleo de soja,  o peixe salmão ou atum por sardinha ou pela pescada.

O leite integral por leite desnatado, enquanto as nozes por castanhas (do Pará, de caju).

O queijo amarelo por queijo branco e ainda temos uma grande variedade de legumes, de verduras, de frutas, e também de peixes, assim podemos selecionar alimentos para adaptar a dieta em todo território brasileiro.

Montando o prato ideal da dieta mediterrânea

Segundo estudos podemos adaptar o cardápio favorecendo todos os tipos de alimentos e podemos dividir em três cores de acordo com as cores da bandeira do Brasil: para frutas, legumes, verduras e os desnatados usa-se a cor verde.  Para carnes, peixes e as aves usa-se a cor azul. Para as massas, batata, arroz, e os pães usa-se o amarelo.

Desta maneira quando você montar seu prato pense na bandeira e respeite a simetria (porção) das cores da bandeira.

O alimento verde pode ser consumido em maior quantidade, pode-se consumir os alimentos amarelos de forma moderada; e em menor quantidade os alimentos na cor azul.

Viu como é simples fazer essa adaptação? Especialista já fizeram estudos e comprovaram que essas modificações fazem efeito direto na vida das pessoas. Além de modificar os costumes alimentícios dos brasileiros.

Experimente você também!

Me conta aqui nos cometários o que você achou deste post?

Abraço ate a próxima!!

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