fbpx
Detox o que é, como funciona?

Como funciona a Dieta Detox

Quem gosta de novidades no mundo das dietas já conhece a Dieta Detox, mas conhecer não é suficiente, que tal saber como ela funciona e quais são as melhorias e os resultados que ela pode trazer para seu corpo? 

Veja a seguir como funciona a Dieta Detox e se você pode aderir a essa moda.

Conhecendo a Dieta Detox

O nome “Detox” vem de desintoxicação, em outras palavras, a Dieta Detox funciona como um purificador no seu corpo. Ela serve para retirar todas as impurezas e toxinas, fazendo assim com que seu corpo fique limpo, desinche e consequentemente perca peso rapidamente!

Diferente de outras dietas, a Dieta Detox procura ser rápida, assim como seu resultado. 

Normalmente, quem adere a essa dieta, gosta porque a faz durante 1 semana, limpa o corpo, deixando assim cabelos e pele mais sadios e brilhosos. Além de permitir que o corpo se livre daquilo que não é necessário, inclusive o excesso de peso.

A Dieta Detox tem como ponto forte o consumo de shakes, sopas e sucos nos 2 primeiros dias de dieta e depois entram os alimentos sólidos, ricos em antioxidantes, água e fibras. Vale salientar que esses alimentos também têm substâncias anti-inflamatórias que auxiliam a desintoxicação do corpo.

Fique por dentro do cardápio!

Detox o que é, como funciona?

Cardápio para os 2 primeiros dias – Dieta Líquida

Ao Acordar

Tome um copo de 200 ml de água gelada com o suco de meio limão. Sem açúcar ou adoçante.     

Café da manhã

Suco detox

1 xícara de chá-verde;

2 duas fatias de abacaxi;

1 maçã pequena com casca;

Um pedaço pequeno de gengibre e;

1 colher de sobremesa de semente de chia.

Bata tudo no liquidificador e beba. Acrescente a seu café da manhã, uma fatia de mamão, meia maçã com casca e 1 colher de sopa de aveia.      

Lanche da manhã

Suco energizante

 1 xícara de chá de melancia batida com 1 copo de 250 ml de água de coco, com suco de 1 limão e 6 folhas de hortelã sem açúcar ou adoçante.

Agora entre o lanche e o almoço, você pode tomar até 2 xicaras de um chá, sem açúcar ou adoçante e que não seja escuro, como: o carqueja, o capim-limão, chá verde, hibisco ou boldo. 

Almoço

1 prato fundo de sopa de legumes e quinau  ou 1 prato fundo de sopa de abóbora e gengibre.  

Lanche da tarde

1 copo de 250 ml de suco de acerola batido com morango sem açúcar ou adoçante.

Novamente você pode tomar chá um dos chás citados anteriormente.     

Jantar

A mesma sopa do almoço deverá ser consumida no jantar.

 Ceia

1 copo de 250 ml de água de coco.

Cardápio para os próximos 5 dias

Detox o que é, como funciona?

 Ao Acordar

Tome um copo de 200 ml de água gelada com o suco de meio limão. Sem açúcar ou adoçante, assim como nos 2 primeiros dias.

Café da manhã

Suco detox

1 xícara de chá-verde;

2 duas fatias de abacaxi;

1 maçã pequena com casca;

Um pedaço pequeno de gengibre e;

1 colher de sobremesa de semente de chia.

Bata tudo no liquidificador e beba. Acrescente a seu café da manhã, uma fatia de mamão, meia maçã com casca e 1 colher de sopa de aveia. Você ainda pode acrescentar biscoitos integrais e polenguinho.

Lanche da manhã

1 copo de 250 ml de suco de melancia batido com gengibre.

Assim como nos 2 primeiros dias, você pode e deve tomar  até 2 xícaras de chá entre o lanche e o almoço. Lembrando que o chá deve estar sem açúcar ou adoçante, exemplos: o carqueja, o capim-limão, chá verde, hibisco ou boldo.

Almoço

3 colheres de sopa de arroz de brócolis, 1 filé médio de peito de frango grelhado, 2 colheres de vagem cozida, com 2 colheres de sopa de cenoura ralada e três fatias de tomate. Lembre-se que você pode e deve trocar o peito de frango por peixe, sempre que quiser.

Lanche da tarde

1 copo de iogurte sem lactose com canela e duas colheres de sopa de amêndoas ou granola sem açúcar.

Lembre-se que você pode tomar chá entre o lanche e o jantar.      

Jantar

1 posta atum grelhado, com 3 três colheres de sopa de purê de mandioquinha sem leite e um MIX de salada crua.

Essa dieta faz você eliminar peso rapidamente, recomenda-se ainda que ela não seja mantida mais de 15 dias. Você deve passar no mínimo 15 dias sem fazê-la para depois recomeçar. 

Quais Cuidados Se Devem Tomar ao Fazer Dietas?

Muitas pessoas não gostam de fazer dietas, outras não vivem sem elas. No entanto, é crucial que se tome muito cuidado com as conhecidas Dietas Milagrosas. Se você é adepto (a) dessas dietas, veja a seguir quais são os cuidados básicos para você não ter nenhum problema e não ficar doente ou viver no eterno ‘efeito sanfona’. 

Dietas são ótimas, mas devem ser acompanhadas por um endocrinologista ou nutricionista, somente eles podem avaliar o que é melhor para cada organismo.

Mas afinal, o que são as famosas dietas milagrosas?

Detox o que é, como funciona?

Todo mundo já ouviu falar naquela dieta que seca a barriga em 3 dias ou já leu em capa de revista que agora tem uma dieta que em apenas 1 semana você perde 10 quilos e vai entrar naquele jeans que não cabe mais há 1 ano. 

Muitas pessoas principalmente as mulheres, acabam não sabendo quais problemas essas dietas oferecem e por isso aderem e vivem de Dietas Milagrosas.

As Dietas Milagrosas são aquelas que dizem emagrecer rapidamente. Em sua maioria, são aquelas dietas que prometem que você perca peso rapidamente, não importa como isso é feito, se é sem ingestão de carboidratos ou proteínas ou em algumas dietas conhecidas como a da sopa e de líquidos.

Entenda uma coisa: Dietas Milagrosas não existem! 

Por isso, tenha cuidado com as dietas que resolve fazer.

Cuidados com as dietas milagrosas!

Nunca comece uma dieta sem a visita em um médico

Atenção a essa dica, não entre em uma dieta que você viu na capa da revista. Você deve ficar ciente que nem todas as dietas funcionam igualmente para todas as pessoas. 

Caso você realmente deseje fazer determinada dieta, marque uma consulta com seu médico, leve a revista e veja se pode fazer tal dieta. 

Uma dica: peça a ele que faça modificações, caso não possa fazer essa dieta inteiramente.

Não consuma remédios sem conhecimento médico

Assim como não se deve começar dietas sem falar com um médico, não se deve também tomar um remédio que sua amiga tomou e funcionou com ela. 

Esses remédios são controlados, muito fortes e muitos têm efeitos colaterais pesados no corpo. A recomendação é a mesma, caso queira tomar tal medicamento, visite seu médico, peça a receita (a maioria só é vendido assim) e faça um acompanhamento.

Malefícios das Dietas Rápidas

Detox o que é, como funciona?

Ao fazer dietas que emagrecem rápido, você corre o risco de não estar eliminando gordura e sim músculos e a água que fica retida no corpo. Normalmente, quando se para a dieta o peso perdido retorna.

Depois de saber que as Dietas Milagrosas não são benéficas, que tal começar a praticar exercícios e fazer uma reeducação alimentar? 

Essas práticas funcionam muito mais e em um longo prazo, trazem mais saúde e vitalidade para o seu corpo.

Fazer dieta custa caro?

Sabe aquele momento em que você se vê no espelho e nota que aqueles quilinhos já não estão servindo só pra demonstrar seu “excesso de gostosura”?! 

Pois é, que tal pensar seriamente em uma dieta? Afinal, não é só da estética que estamos falando, é de saúde e disposição também.

Pensando em Fazer Dieta?

Bom, mas se você já pensou e resolveu desistir antes de começar porque acha que não tem como ter aquele corpinho de modelo e honrar seus compromissos ao mesmo tempo, sinto informar, mas agora você não terá mais desculpa. 

Para entrar em uma dieta o máximo em que você poderá gastar em termos de dinheiro será para consultar um bom profissional nutricionista, e até isso pode ser postergado, pois se levar em consideração alguns conceitos básicos é mais provável que saia economizando no final do mês.

A mudança de hábito começa em você!

Vamos começar com o conceito básico de que se você gastar mais calorias do que ingere então irá emagrecer, e o contrário ocorre da mesma maneira, e também que sem um bom descanso não terá resultado algum. 

Partindo daí você já pode traçar objetivos mais ou menos claros, desde ganhar massa muscular ou simplesmente perder peso. Pare e pense de que forma você está gastando calorias: Correndo, nadando, subindo escadas, malhando ou nada deste tipo.

Entrar em uma dieta é uma mudança de hábito, mas é um tipo de mudança que só traz benefícios se outros hábitos forem mudados também. 

Pode começar a encaixar em sua agenda um horário bem definido só pra gastar essas calorias, e fica em seu critério de que forma será isso.

A verdadeira mudança, não afeta o seu bolso

Na alimentação diária o mais importante é saber o que é necessário e o que é besteira. Eliminar aquela sobremesa de chocolate deliciosa, aquele pastelzinho à tarde ou até mesmo aquela cervejinha no happy hour, não vai só ajudar a alcançar seus objetivos como também te fazer economizar um bom dinheiro ao fim do mês.

Procure começar o dia com frutas frescas ou uma boa vitamina. Evite comer fora de um padrão, o preferível é se alimentar de 3 em 3 horas. E não, não pode transformar seu prato na base de uma montanha de tudo que tem no self-service. 

Use e abuse do que a natureza oferece, não opte por refrigerantes podendo saborear um bom suco natural.

Então você está chegando ao final do dia e lembrou-se daquele pedaço de bolo de chocolate na geladeira, o que fazer? Beba um bom copo com água e vá dormir. 

Na manhã seguinte embrulhe esse bolo e doe para alguém, ou no mínimo divida ele com alguém. Entenda que agora você mudou e não faz mais as mesmas coisas, você está ficando uma pessoa mais saudável e disposta pouco a pouco com essas pequenas atitudes.

Depois disso vá estudar sobre o que mais você pode fazer para melhorar seus resultados, hoje a informação é de fácil acesso e com um custo zero. 

Seguindo esses conceitos básicos qualquer pessoa vai chegar ao fim do mês e conferir seu saldo bancário e notar que não é por não ter dinheiro sobrando que não se pode entrar em uma dieta pra ter aquele corpo tão desejado. 

O que impede alguém de mudar de hábitos é seu comodismo, então deixe isso de lado e comece já sua mudança!

Tags: |

Sobre o Autor

Beatriz Andrade
Beatriz Andrade

Olá me chamo Beatriz, amo o que faço. Conseguir ajudar pessoas a conseguir levar uma vida saudável através de simples dicas. Estou aqui para te ajudar, conte comigo. Grande abraço, Bia.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.