fbpx
Conheça os Benefícios da Caminhada

Conheça os Benefícios da Caminhada. Um dos exercícios mais práticos e fáceis de fazer é também um dos que mais apresentam benefícios à saúde. Podendo ser praticada a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, andar não exige habilidades esportivas avançadas.

Para quem é sedentário e está hesitante em começar um exercício físico, a caminhada pode ser de grande ajuda. Dez minutos do exercício por dia pode causar uma grande mudança no organismo em questão de semanas.

Melhora a Mente

Caminhar é algo tão fantástico que até o cérebro pode ser beneficiado com a atividade. Separar um tempo para andar proporciona à sua mente uma melhora quanto à memória e à concentração.

Quando caminhamos o nosso cérebro recebe mais informações e deixa a mente mais atenta ao tudo que a cerca. Assim ficamos atentos e respondemos cada vez mais aos estímulos visuais, sonoros ou olfativos.

Melhora a Respiração

A caminhada, quando se torna frequente, proporciona uma melhora significativa no sistema respiratório. Uma vez que vai circular mais ar nos pulmões. Desta forma, as impurezas saíram com mais frequência do pulmão, evitando as doenças respiratórias.

Inflamações como bronquite e asma podem ser evitadas e até tratadas com a caminhada, tudo aconselhado e acompanhado por um médico. Dependendo da gravidade, ela pode até substituir alguns medicamentos.

Evita e Trata a Depressão

Conheça os Benefícios da Caminhada

Um dos problemas psicológicos mais perigosos e que afeta grande parte da população brasileira pode ser ajudado pela caminhada. Quando caminhamos o organismo libera a endorfina, deixando nosso corpo relaxado e animado.

Conheça os Benefícios da Caminhada

Como caminhar pode se tornar um vício benéfico, a endorfina será sempre liberada deixando o corpo em melhores condições. Por isso, evita que problemas como a depressão atinjam a pessoa que caminha.

Além disso, pacientes com depressão acabam se “viciando” na caminhada, já que a endorfina proporciona a eles momentos de paz e ânimo. Devido a isso é uma ótima forma de tratar o problema.

Conheça os Benefícios da Caminhada

Afasta a Osteoporose

A movimentação dos ossos, proporcionado pela caminhada, estimula a absorção de substâncias importantes para o nosso esqueleto. Desta forma os ossos absorvem o cálcio, principal substancia necessária para evitar a osteoporose.

Conheça os Benefícios da Caminhada

As pessoas que estão adentrando a terceira idade ou que já estão nela têm na caminhada um forte aliado. Nesta fase da vida, há perda de massa óssea e isso facilita o aparecimento da osteoporose.

Para reverter o quadro ou fortalecer os ossos, uma boa caminhada pode ser a opção mais efetiva.

Temos outras dicas aqui em nosso blog referente a ótimos exercícios para emagrecer com saúde é só clicar logo abaixo.

CLIQUE AQUI

Conheça a Importância do Alongamento

O alongamento é muito importante para quem pratica exercícios físicos e isso, todos já sabemos. Porém o alongamento não é indicado somente para essa finalidade.

Tornar o alongamento parte da sua rotina diária pode trazer inúmeros benefícios para o seu corpo. Mais disposição, ânimo e músculos fortes são algumas das vantagens.

Depois dos 25 anos, o corpo começa a perder a flexibilidade e acabamos ficando mais expostos a diversos problemas. Atividades como abaixar, esticar o braço, dobrar a perna, começam a se tornar problemáticas.

Mas como para tudo há solução, não há motivo para se desesperar. É neste contexto em que entra o alongamento. Praticá-lo faz uma enorme diferença na vida de uma pessoa sedentária.

Conheça os Benefícios da Caminhada

Quando Sabemos que Estamos Perdendo a Flexibilidade?

A perda da flexibilidade pode ser notada facilmente. Se ao subir escadas, carregar objetos um pouco mais pesados, ou qualquer esforço que exige um mais de você te deixa com dores ou sem ar, saiba que está na hora de fazer algo.

Pessoas que se alongam, não possuem este tipo de problema. Uma vez que antes de iniciar o dia esticam os músculos, aquecem o corpo e mantem um nível mínimo de atividade no organismo.

Manter a nossa flexibilidade ativa é super importante para o corpo. Fazer movimentos que exigem pouco esforço, mas que são essenciais muda totalmente a rotina.

Redução de Tensões Musculares

Sabe aquelas dores musculares que insistem em aparecer quando você força um pouco mais o corpo? Então, elas podem desaparecer com apenas uma solução: alongamento.

As tensões musculares podem não ser problemas graves, mas oferecem certo risco. Se não forem tratadas, podem acabar evoluindo para lesões ou distensões bem mais graves.

Relaxa a Mente e o Corpo

Alongar-se diariamente causa uma sensação enorme de paz e relaxamento. O corpo que é exercitado tem menos problemas físicos e, por isso é mais relaxado.

Além disso, o cérebro precisa de estímulos para funcionar de forma mais eficiente. O alongamento só ajuda neste contexto. Afinal, se o corpo está bem à mente, consequentemente, também ficará.

Outros Benefícios

O alongamento é indispensável no nosso dia-a-dia, antes das práticas esportivas e para o bom funcionamento do organismo. Seguem abaixo outros benefícios de se alongar:

  • Reduz a ansiedade
  • Reduz o estresse
  • Melhora a agilidade
  • Melhora a velocidade
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Melhora a postura
  • Previne o corpo contra lesões
  • Melhora a respiração
  • Reduz a propensão a doenças cardíacas e mentais

E ai, o que achou? Não só falamos aqui dos benefícios da caminhada como também citamos vários outros benefícios do Alongamento. Conta ai sua experiencia, queremos saber.

Sobre o Autor

Beatriz Andrade
Beatriz Andrade

Olá me chamo Beatriz, amo o que faço. Conseguir ajudar pessoas a conseguir levar uma vida saudável através de simples dicas. Estou aqui para te ajudar, conte comigo. Grande abraço, Bia.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.